Análise Crítica - Colagem Digital Abstrata (Luiza Camargo)
A colagem da Luiza é muito interessante visualmente em sua composição, mas como discutido em sala de aula, não segue a proposta de ser abstrata. A obra é figurativa pois apresenta uma cena e explora as funcionalidades dos objetos, não somente sua forma. Apesar disso, a ideia da colagem e a disposição das figuras possui pontos muito positivos que devem ser analisados.
Nesse sentido, gostaria de destacar a harmonia das cores, a escolha do fundo e a simetria da composição. As cores verde, vermelho e amarelo são usadas de maneira bem saturada e combinam muito bem entre si, visto que elas estão bem distribuídas por toda a colagem e são igualmente intensas. A textura do fundo, que explora formatos e tons diferentes é sutil (devido ao tingimento de verde) mas muito eficaz, já que não distrai a visão dos elementos principais, mas os complementa trazendo um contraste. Além disso, é perceptível a preocupação com a simetria, que contribui para o equilíbrio dos pesos da colagem. As formas que ocupam os cantos estão dispostas em uma simetria radial, enquanto as formas em laranja que ocupam as laterais estão opostas entre si. Outro fator que contrabalanceia os pesos é a repetição de um único elemento tanto no topo quanto na parte inferior da figura, que apesar de estarem alinhados em um ponto e acumulados no outro, atraem o olhar de mesmo modo.
Sendo assim, ainda que não siga a proposta da atividade, é notável a utilização de conceitos de composição explorados e discutidos na aula.
Comentários
Postar um comentário