Fichamento do Texto "Design: Obstáculo para remoção de obstáculos?

     O texto incita, desde o início, um grande paradoxo: desenvolvemos objetos para "facilitar" nossa vida, mas eles acabam trazendo, através de simplesmente sua própria existência, novos problemas. Os objetos são obstáculos feitos para superar outros obstáculos. Ficamos, então, presos em um ciclo de criação, sendo necessário refletir como produzir e projetar novos objetos que  ajudem a superar um obstáculo sem se tornarem grandes empecilhos para o futuro. 

    Nesse contexto, o autor propõe que os objetos devem ser dialógicos, não devem se restringir ao objetivo, mas serem intersubjetivos. Ou seja, ao criar novos objetos é importante pensar no seu caráter provocador, na garantia de liberdade de seu uso, a fim de realmente impactar positivamente (fortalecer e inovar) a cultura. Dessa maneira, procura-se criar mais veículos de comunicação e interação entre as pessoas e menos obstáculos. Atualmente, é notável a crescente valorização do utilitarismo e a priorização do progresso técnico, que acabam com o caráter subjetivo e interativo dos objetos. O design, a estética e a criatividade vêm perdendo a relevância, o que impossibilita a plena apropriação dos objetos e sua adaptação para atender nossos desejos e necessidades pessoais. Surge, portanto, a ideia de responsabilidade do criador, que deve pensar em como deixar os objetos "abertos" para a utilização e exploração de cada pessoa.

    Por fim, os objetos são descritos como obstáculos até no momento que perdem a utilidade e são rejeitados. Os objetos são efêmeros e a consciência do descarte também deve ser uma preocupação (e, normalmente, não é) do processo de criação. Essa ideia também pode contribuir para a mudança do rumo do design, para o desenvolvimento futuro mais responsável. Conclui-se que, para tornar os objetos menos "obstáculo", grandes mudanças no processo de sua idealização devem ser realizadas, alcançando mais o campo da abstração e da subjetividade. 


Perguntas:

Qual a diferença entre objetos de uso e outros objetos?

Objetos "pagãos" e "ídolos": quais são as diferenças? Qual é o mais adequado cultura e socialmente?


    


Comentários

Postagens mais visitadas