Pesquisa - Fotógrafos Experimentais
Durante a segunda e terceira aula de AIA, foi solicitada a pesquisa e análise do trabalho de alguns fotógrafos. O grupo selecionou as obras que mais se destacaram, em questão de composição, luz e sombra. Segue as fotografias e a justificativa de sua escolha:
Man Ray
Woman with Long Hair, 1929.
A foto traz uma composição quase centralizada e simétrica (noção construída principalmente pela linha escura que corta o cabelo da mulher praticamente no meio), mas há muitas quebras nessa visão. As principais "imperfeições" que incomodam o espectador são as diferenças percebidas na ondulação dos lados do cabelo e o fato da figura estar levemente mais à esquerda da fotografia, não realmente no centro. Além disso, a posição da figura, em que não é possível ver seus braços, causa estranhamento, em que o ângulo da foto não pode ser completamente interpretado.
Walter Peterhans
1930
A análise de sua fotografia começa pela "moldura" descentralizada, que passa a ideia de que existe mais formas no lado esquerdo da foto. O fator que mais chamou a atenção na imagem foi a divisão, no centro da imagem, de um lado claro e um escuro. Isso é um grande destaque da imagem porque, apesar de selecionar um ambiente simples, do cotidiano, apresenta uma composição interessante, tendo como foco principal a própria luz natural.
Oster + Koezle
2021
A foto faz parte de uma coleção desenvolvida durante a pandemia, intitulada "Luz no Fim do Túnel". Essa imagem em específico foi a que o grupo mais gostou por, apesar de ser claro a noção de parede, vigas e a iluminação de teto, conseguimos, ao sair um pouco dessa visão racional, enxergar um envelope. Isso se liga a uma noção de simbologia que já temos na nossa cabeça, devido ao nosso repertório cultural.
Liz Nielsen
Psych Mountais, 2016
A fotografia de Nielsen foi escolhida pelo uso de cores vibrantes, que transmitem uma ideia de profundidade à imagem bem concreta de montanhas. Além disso, o grupo gostou muito da imagem por ser difícil identificar se é uma pintura ou um trabalho com fotos, o que é notável em grande parte do trabalho de Liz.
Comentários
Postar um comentário